lição 02 – o discipulo e o lar cristão

texto biblico

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. (Josué 24:15)

Comentário
Introdução
A salvação que você recebeu, através de Jesus Cristo, resultará em grandes mudanças no seu modo de vida. A partir daí, você começou uma nova caminhada, onde, segundo a bíblia, ´´tudo se fez novo“. Isto inclui não só a vida pessoal, mas também a área de relacionamento. Esta ´´nova vida“ toma forma na maneira como o crente se comporta no meio em que vive. Em outras palavras, ele não vive mais por si mesmo, mas todas as suas ações são frutos da sua comunhão íntima com o salvador, como disse o apóstolo Paulo: ´´… Vivo não mais eu, mas cristo vive em mim“ (gálatas 2.20). O lar é o ponto de partida desta nova experiência. É ali, junto aos familiares, que você pode e deve começara pôr em prática a sua nova vida em Cristo, como testemunho de transformação que o conduziu a essa nova dimensão espiritual.
l. o que é o lar
1. A família, a base do lar. O lar não é simplesmente uma casa, onde a família se reúne. É muito mais do que isto. É a dimensão física que traduz o propósito de Deus, ao instituir o casamento, através de nossos primeiros pais, Adão Eva. (leia gênesis 2.18). Jamais foi o desejo de deus que o homem vivesse uma vida solitária daí tomou a desição de fazer-lhe uma companheira. A idéia aqui é basicamente o companheirismo, solidariedade, respeito mútuo e vida em comum. O lar é, portanto, a expressão maior da unidade familiar, onde estas qualidades podem se demonstradas na vida do casal e do seu relacionamento com os filhos.
2.o lar, a base da sociedade. Os lares formam a sociedade. Lares desagregados vão também corresponder a uma sociedade desagregada. Esta é a razão para a qual satanás procura subverter os princípios que regem o lar. Desta forma, ele sabe que pode destruir a sociedade. De que forma, ele faz isto? Disseminando a infidelidade conjugal, o desrespeito aos pai, a falta de diágolo no lar, o amor livre entre os jovens e instituindo outros valores que ferem a palavra de Deus. Diante do que representa o lar para a sociedade, você, como novo crente, tem um importante papel a desempenhar, para que todos possam ser beneficiados pela sua nova vida em Cristo. Jesus mesmo disse: ´´vós sois a luz do mundo“. (Mateus 5.14). Luz, neste cão, significa que as trevas são afastadas, e que existe segurança para a caminhada, pois os perigos são expostos pela claridade. Esta luz é você, que precisa iluminar a partir do seu próprio lar.
ll o lar, como extensão da igreja
1. O que significa o vocabulário igreja? A palavra igreja quer dizer ´´uma reunião de pessoas chamadas para fora“ . Ou seja, um grupo de pessoas que saíram de dentro do mundo (espiritual e não fisicamente) para juntos seguirem a Cristo. Neste sentido, todos os crentes em qualquer parte do mundo formam a igreja. A palavra, igreja, pode também ser aplicada aos crentes de um determinado lugar – isto é a ´´igreja local“. Por conseqüência, a igreja também é formada pelos lares, assim como a sociedade. Portanto, quando você começou a freqüentar a igreja na qual está servindo a Cristo, pôde observar que ela é constituída de indivíduos que pertencem a famílias distintas que, juntas, adoram a Deus em espírito e em verdade.
2. O lar, a extensão da igreja. Ora, diante da definição acima, é justo considerar que o lar é a extensão da igreja. Em outras palavras isto quer dizer que o bom testemunho cristão deve começara ser vivido do lar. Não é possível ter um ´´ comportamento de crente no templo, onde a igreja se reúne, e ter no lar um comportamento de incrédulo. As duas coisas não se combinam e significa que ainda não houve, de fato, conversão a Cristo. Mesmo que todos a sua volta não tenham sido salvos, se você se comporta como luz, as trevas não teriam poder sobre a sua vida. É uma questão de lógica: elas não podem sobrepor-se a luz. Então lembre-se: onde você estiver, aí está a igreja de Cristo, e isto inclui o lar. Faça dele o seu ponto de apoio para alcançar outros que ainda não conhecem a cristo. Você é um instrumento pelo qual a graça salvadora pode chegar aos parentes, vizinhos e amigos.
lll.a vida cristã no lar
1. O que é vida cristã? Definir vida cristã é simples. Agora vive-la implica sério compromisso com cristo. Leia Mateus 16.24, leia também Oséias 6.3)

 

2.Como viver a vida cristã no lar. Procure primeiro cuidar das obrigações do lar. Depois vá aos cultos, sem prejuízo da família. Muitas mulheres que agiram desta forma ganharam seus maridos para cristo.
Discipulado
1. Você deseja que seus familiares experimentem a mesma bênção que agora você desfruta. Convide-os, portanto, a participar de um culto na igreja onde você congrega. Este poderá ser o ponto de partida para que eles cheguem ao conhecimento de DEUS.

2. Se possível, convide pessoas maduras de sua igreja para visitar os seus familiares. Mas faça-o de modo que a visita seja recebida sem constrangimento e que sejam crentes que não venham criar dificuldades.

3. Se os seus familiares gostam de ler, presenteie-os com livros evangélicos,principalmente aqueles que trazem testemunhos marcantes que podem tocar em seus corações.
Verifique o que você aprendeu

1. Quem disse: ´´vivo não mais eu, mas cristo vive em mim“?


2. Por que deus criou a companheira para o homem?


3.o que significa a expressão: ´´vós sois a luz do mundo“?


4. Por que o lar é a extensão da igreja?

Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.