LIÇÃO 4- Desviando-se da cólera e do homicídio

DISCIPULADO CPAD CICLO 4.

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:

1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)

2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:

– Cumprimente-os, abrace-os.

– Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.

– Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.

– Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.

3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.

4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.

5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.

– Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.

– Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.

6 – Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.

– Apresentem o título da lição: Desviando-se da cólera e do homicídio.

Em seguida pergunte o significado da palavra cólera e mansidão. Ouça-os atentamente.

Mostre que:

Cólera é uma irritação forte, uma ira, um impulso violento que nos incita contra aquele ou aquilo que nos ofende ou indigna. É um comportamento de ferocidade, de irritação.

Mansidão é um estado de espírito de alguém que tem controle e domínio sobre o seu temperamento e atitudes, é saber lidar com o inevitável e construir, com paciência e determinação, uma ponte entre a guerra e a paz.

– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.

– Para concluir, utilizem a dinâmica “Cólera X Mansidão”.

Dinâmica – Cólera X Mansidão.

 

Objetivo:

Levar os alunos a vencer a cólera vivendo uma vida de mansidão.

Material didático:

Bexigas

Palitos de dente

Atividade didática:

Leve para a sala de aula, algumas bexigas, palitos de dente e distribua entre os alunos (duas bexigas para cada aluno e um palito de dente). Peça que cada aluno conte algo que o irrita. Cada vez que algo for mencionado, eles deverão encher um pouco a bexiga, continue até a bexiga estar bem cheia, correndo o risco de estourar.

Explique que a bexiga está para “explodir” da mesma forma que algumas pessoas explodem cometendo coisas erradas ao sentir muita raiva. Fale sobre a falta de paciência, mansidão que muitas pessoas apresentam. Vocês explodem com facilidade? (neste momento, estourem a bexiga com um palito).

Deixe os alunos citarem o que acontece quando as pessoas explodem de raiva.

Diga que o cristão que não é dominado pela raiva é com a bexiga que está vazia (Mostre-a a todos). Pergunte por que a bexiga vazia não estoura? Ouça atentamente as respostas. Logicamente que a resposta será: Porque ela está sem ar. Diga que assim também é o crente que procura viver uma vida de mansidão. Mande que eles encham a segunda bexiga pela metade. Agora, pergunte a eles como uma pessoa pode agir com mansidão em vez de explodir. Dê alguns exemplos: Espere antes de agir ou falar, ore para Deus ajudar você a controlar a raiva, sair de perto da pessoa que está causando a irritação, etc. Conforme os alunos dizem algumas maneiras de controlar a raiva, solicite que eles vão deixando o ar da bexiga escapar, até estar totalmente vazia.

Encerre a dinâmica lendo 2 Tim 2,24-26: “E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos,  apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.”

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um “show” de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.