Lição 3 – CRENDO PARA INTERPRETAR A BÍBLIA

Revista_discipulando CICLO 2

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:

1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)

2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:

– Cumprimente-os, abrace-os.

– Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.

– Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.

– Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.

3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.

4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.

5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.

– Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.

 

– Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.

6 – Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.

– Apresentem o título da lição: Crendo para interpretar a Bíblia.

– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.

– Para concluir, utilizem a dinâmica A interpretação Bíblica”.

Dinâmica: A interpretação Bíblica

Objetivo:

Alertar os alunos para o cuidado na interpretação do texto bíblico

Materiais didáticos:

Papeis

canetas

Atividade didática:

Entregue a cada aluno papel e caneta. Em seguida faça a seguinte pergunta: Ser você fosse o escritor da Bíblia e tivesse que criar duas regras principais para que as pessoas pudessem interpretá-la de forma correta, quais seriam essas regras? Dê aos alunos 5 minutos para escrever as regras. Logo após solicite que os alunos leiam as regras escritas.  Procure saber o porquê das regras criadas.

Após ouvir cada explicação diga que um dos maiores privilégios que Deus concedeu a seus filhos é a oportunidade de estudar a sua Palavra. A maioria dos cristãos concordará que esta afirmação é, deveras, verdadeira. Mas, muitos não se entregam com afinco ao verdadeiro estudo da Bíblia; contentam-se em receber alimento de criancinhas, alimento espiritual de segunda mão. Pouco conhecem da experiência do profeta que escreveu: “Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração…” (Jeremias 15.16).

Talvez uma das razões de tantas pessoas não tirarem proveito do estudo bíblico seja simplesmente a dificuldade que sentem em interpretá-la.

Não há livro mais perseguido pelos inimigos, nem livro mais torturado pelos amigos, que a Bíblia, devido à ignorância da sadia regra de interpretação. Isto, irmãos, não deve ser assim. Esta dádiva do céu não nos veio para que cada qual a use a seu próprio gosto, mutilando-a, tergiversando ou torcendo-a. É preciso que entendamos que para se interpretar a Bíblia existem regras, e precisamos conhece-las.

Ter o método correto de interpretação da Palavra de Deus significa a diferença entre sua correta compreensão, e heresias nas crenças e comportamento. Em assuntos espirituais, é de grande importância que tenhamos princípios sólidos de interpretação da Bíblia, ou então nos desencaminharemos mediante uma compreensão pervertida da Revelação de Deus à humanidade. Toda heresia que já causou destruição na raça humana ocorreu porque alguém interpretou a Palavra de Deus de modo errado em algum ponto, ou então, como é menos comum, agiu em consciente oposição à Verdade. Incentive-os a procurar conhecer mais dessas regras pois as apresentadas na lição são as básicas.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um “show” de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.