Lição 2 – CONHECENDO A BÍBLIA

Revista_discipulando CICLO 2

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:

1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)

2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:

– Cumprimente-os, abrace-os.

– Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.

– Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.

– Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.

3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.

4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.

5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.

6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

– Apresentem o título da lição: Conhecendo a Bíblia.

– Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Conhecendo a Bíblia”, que proporcionará o conhecimento sobre a organização da Bíblia.

– Depois, trabalhem os demais pontos levantados na lição.

Dinâmica: Conhecendo a Bíblia

Objetivo:
Conhecer a organização da Bíblia: Antigo e Novo Testamento.

Material:

01 Bíblia para cada aluno

Nomes digitados:

. Antigo Testamento, Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos.

. Novo Testamento, Evangelhos, Histórico, Cartas e Profético.

. Nomes dos livros da Bíblia digitados e cortados separadamente

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

– Depois que vocês falarem que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e que nEla encontramos alimento para a vida espiritual, digam que para termos conhecimento dos ensinamentos divinos, precisamos ler e estudar a Bíblia. Para isto, precisamos saber como manuseá-la.

– Solicitem aos alunos para que abram a Bíblia no índice e falem: esta é a relação nominal dos livros que compõem a Bíblia. O vocábulo “Bíblia” significa: conjunto de livros.

– Falem ainda: Aqui nós encontramos o nome do livro, abreviação desse nome, o número de capítulos e o número da página. Observem também que a Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento com 39 livros, Novo Testamento com 27. Portanto a Bíblia é composta por 66 livros.

– Agora, distribuam os nomes dos 39 livros do Antigo Testamento para os alunos. Certamente, um aluno receberá mais de um nome.

– Coloquem no quadro os seguintes nomes: Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos.

– Falem: Estes nomes referem-se a divisão dos livros do Antigo Testamento.

– Peçam para que cada aluno leia um nome do livro, por exemplo: Salmos.

– Falem: Agora, você vai fixar este nome ao lado da palavra “Poéticos”.

Este procedimento deve acontecer até que todos os 39 livros sejam mencionados.

– Depois, vocês fazem a mesma coisa com relação aos livros do Novo Testamento, usando as palavras Evangelhos, Histórico, Cartas e Profético.

– Para concluir, falem da importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus.

 

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um “show” de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.