Lição 1 – O QUE É CRER

Lição 1 - O QUE É CRER

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:

1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)

2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:

– Cumprimente-os, abrace-os.

– Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.

– Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.

– Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.

3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.

4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.

5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.

– Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.

– Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.

6 – Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.

– Apresentem o título da lição: O Que é crer.

– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.

Para a aula desta semana sugerimos a dinâmica “Motivando a fé” e “A Fé que Derruba Obstáculos”.

Dinâmica: Motivando a fé

Objetivo:

Motivar os alunos a descobrir valores motivadores da fé cristã e praticá-los no dia-dia

Materiais didático:

Uma bacia com água, uma velinha de aniversário, palitos de dente com pequenos papeis com palavras motivadoras coladas no palito, fósforo e uma mexerica (laranja cravo). Sugestão de palavras motivadoras: Oração, amor, leitura Bíblica, confiança, gratidão, caridade, esperança, reconhecimento, valorização, perdão, união, etc.

Atividade didática:

Coloque a vela na mexerica em seguida coloque a mexerica com a vela na bacia de água. Solicite que a um dos alunos que acendam a vela. Peça para que cada aluno escolha um palito com a palavra de motivação e uma a uma deixem as palavras espetadas na mexerica. Ao final do procedimento deve-se contemplar e refletir sobre cada uma das motivações reunidas na mexerica e iluminadas pela chama da fé. Cada um deve se comprometer com a motivação escolhida e procurar vivenciá-la em seu dia a dia.

Dinâmica: A Fé que Derruba Obstáculos

Objetivo:

Despertar no novo convertido confiança em Deus para enfrentar e superar os obstáculos que surgem em sua caminhada de fé.

Material didático:

Bola pequena, vasilhames descartáveis de vários tamanhos com tampa (refrigerante, óleo, vinagre, detergente, desinfetante, remédio, agua mineral, etc.), etiquetas adesivas (criada ao seu estilo).

Atividade didática:

Escreva nas etiquetas palavras que servem como obstáculos e que dificultam a nossa caminhada de vida cristã e tentam nos afastar da igreja, como por exemplo: tribulação, incompreensão, perseguição, zombarias, egoísmo, inveja, desamor, tentações, angústia, fome, nudez, perigo, ameaças, etc . Em seguida cole estas etiquetas nos vasilhames de vários tamanhos, que representarão os obstáculos dos mais variados tipos e tamanhos.

Você deve colar na bola algumas etiquetas com a palavra FÉ.

Inicie a dinâmica pedindo para que cada aluno, um a um, mire os vasilhames e jogue a bola para tentar derrubá-los. O vencedor será aquele que conseguir derrubar todos os vasilhames.

Encerre a dinâmica trazendo uma palavra de reflexão, mostrando que através de nossa fé somos capazes de derrubar e superar todos os tipos de obstáculos que surgem para tentar nos desanimar em nossa caminhada. Mostre que os obstáculos vão surgir, mas que a nossa fé será a força para a caminhada e só por ela superamos os obstáculos que dificultam a nossa caminhada cristã ao longo da jornada.

Encerre a dinâmica trazendo uma reflexão no texto de Romanos 8.35-39.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um “show” de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.